15 de maio de 2012

Já posso entrar em coma

Já posso entrar em coma.
Estranhando?
Você que já estudou em escola pública deve se lembrar daquele professor substituto que atrapalhava a sala a sair mais cedo, pois não poderia assim, o outro professor “adiantar aula”. Lembra?
Então... Eu até sexta-feira era um.
Mas o que o começo desta crônica tem a ver com isso?
Simples: este “tipo” de professor tem algumas vantagens, como, por exemplo, fazer seu horário e quando não puder ou não quiser ir, não vai. No entanto esta é justamente sua maior desvantagem. Se os professores titulares de cargo não faltarem ela não trabalha e com isso, também não recebe
Cada mês é uma aventura de não ter certeza de quanto irá receber. Isso faz com que muitos não possam fazer planos.
Eu não sou muito de fazer planos, mas dependo deste dinheiro.
E se eu ficasse doente? Sofresse um acidente que impossibilitasse de trabalhar por meses?
Você meu leigo amigo pode não acreditar, mas eu e minha família iríamos passar fome (eu sei que estou exagerando), pois apesar de assinar um contrato com o estado (que chamam de categoria “V”), eu não teria nenhuma garantia de recursos, já que não há um vínculo trabalhista no qual estamos acostumados.
O chamado eventual da rede pública estadual de ensino é como uma babá de luxo, sem nenhum benefício, que é explorado pelos gestores, pois são obrigados a ser “pau pra toda hora”, odiado pelos alunos e prepotenteados (um neologismo baseado na palavra “prepotente”, no caso, o novo termo dá a ação de ser prepotente(outro parêntese dentro do parêntese pra quê? Pra me xingar, não precisaria explicar o termo, mas enfimm)) por uma grande parte dos professores da casa.
Mas agora eu tenho aula atribuída viiiva!! Eh!! Então se eu sofrer um acidente grave e ficar, como nos filmes holiwoodianos, em coma, minha família não passará fome.
Um beijo do Magro, fui…

Um comentário:

  1. Boa noite, desculpa a pergunta off-topic, mas estou procurando uma luz para uma questão: como se dá o processo de lecionar para os professores eventuais?
    Já sei como faz para poder dar aula (cadastro na diretoria, burocracia e afins), mas ainda não tive nenhuma atribuição.
    Não faço idéia de como funcione (fora que as segundas eu devo comparecer à diretoria em que me inscrevi - isso é eventuar ou ter aula atribuída como vc escreveu? qual será a categoria?)... já ouvi alguns relatos sobre como é ser professor eventual (que é bom ter um caderno de atividades já pronto, algumas aulas etc).

    Gostaria de saber coisas específicas: posso escolher a escola? e o horário (manhã, tarde ou noite)? tem que preencher o diário? apresentar plano de aula? vou ter que perguntar para um aluno toda vez qual o assunto eles estão vendo? O que eu posso ou não fazer?

    Desculpe esse monte de perguntas... é que realmente não sei como funciona e já fiz o cadastro emergencial, que deve sair daqui uma semana mais ou menos... quero estar preparada.

    ResponderExcluir